Estudo aponta nova idade da Lua
Satélite natural da Terra pode ter sido formado apenas 50 milhões de anos depois da criação do Sistema Solar.
Um novo estudo realizado por cientistas do Instituto de Geologia e Mineralogia da Universidade de Colônia, na Alemanha, e publicado pelo site Universe Today afirma que a Lua é mais velha do que se imaginava. De acordo com as descobertas, o satélite natural da Terra é pelo menos 100 milhões de anos mais velho do que se imaginava.
A conclusão se deu a partir da análise química de amostras do solo lunar trazidas há 50 anos durante as missões do Programa Apollo. Até então, cientistas afirmavam que a Lua havia sido formada 150 milhões de anos após a criação do Sistema Solar, há 4,6 bilhões de anos. No entendimento dos pesquisadores, há registros de que a Lua foi apenas 50 milhões de anos depois da formação de nossa cadeia planetária.
No novo estudo, as amostraras lunares traziam relações entre os elementos químicos háfnio e tungstênio. As medições utilizaram técnicas baseadas em espectrometria de massas com plasma. Essa tecnologia é relativamente nova e, por isso, não estava disponível anos atrás.